Allah tem descrito tanto as boas como as más obras, e as tem detalhado: ‘Quem teve a intenção de realizar uma boa obra, e não chegou a cumpri-la, Allah a anotará como se a tivesse realizado integralmente.’ E se teve a intenção e realizá-la e a realizou, Deus lhe anotará o mérito de dez…

Allah tem descrito tanto as boas como as más obras, e as tem detalhado: ‘Quem teve a intenção de realizar uma boa obra, e não chegou a cumpri-la, Allah a anotará como se a tivesse realizado integralmente.’ E se teve a intenção e realizá-la e a realizou, Deus lhe anotará o mérito de dez boas obras, que poderão ser multiplicadas em até setecentas vezes, ou muito mais.

Segundo Abdullah filho de Abbas - Que Allah esteja satisfeito com eles - narrou que o mensageiro de Allah - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - transmitiu de seu Senhor (louvado e exaltado seja), dizendo: ‘Allah tem descrito tanto as boas como as más obras, e as tem detalhado: ‘Quem teve a intenção de realizar uma boa obra, e não chegou a cumpri-la, Allah a anotará como se a tivesse realizado integralmente.’ E se teve a intenção e realizá-la e a realizou, Allah lhe anotará o mérito de dez boas obras, que poderão ser multiplicadas em até setecentas vezes, ou muito mais. E se a pessoa teve a intenção de realizar uma má obra, sem chegar a fazê-la, Allah anotará como se tivesse realizado uma boa obra completa; porém se a cometer, Allah anotará como se cometesse apenas uma má obra.” Muslim acrescentou << E Allah não desvia senão o desviado.>>

[Autêntico] [Acordado]

الشرح

Neste eminente hadith mostra que para quem intencionar uma boa ação com empenho em praticá-la, é registrada uma recompensa mesmo que não praticando, e se o bem for praticado, é multiplicado por dez vezes e muito mais. E para aquele que intencionar uma má ação e então deixar pela causa de Allah, será registrada uma recompensa para ele; e quem praticar o mal será registrado um único pecado; e para aquele que intencionar em praticar o mal, e em seguida abandonar, não será registrado nada. Tudo isso indica a ampla misericórdia de Allah - Todo Poderoso -, pois ele os favoreceu com este grande mérito e grande bondade.

فوائد الحديث

Esclarecimento sobre as grandiosas graças de Allah para esta nação, se não fosse mencionado no dito profético a desgraça seria maior, pois a prática de más ações nos servos é maior.

Os (anjos) custódios registram as ações dos corações, ao contrário daqueles que dizem que registram apenas as ações aparentes.

Confirmação de registro de boas e más ações como ocorrências, recompensas e punições, conforme o dito de Allah: “Allah prescreveu as boas e as más ações”.

As boas ações que aconteceram e as más ações que aconteceram foram concluídas, foram prescritas e são permanentes, e os servos (pessoas) agem de acordo com a vontade deles de acordo com o que está prescrito a eles.

Confirmação sobre as ações de Allah - Exaltado e Majestoso - por dizer: "Ele prescreveu", e se dizermos que Ele foi ordenado a escrever, ou ele próprio escreveu, - o Todo-Poderoso -, poderia constar outros hadiths sobre isso, como por exemplo o dito do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele -: (E ele escreveu a Torá com a sua mão) sem comparação ou interpretação.

O cuidado de Allah - Exaltado e Majestoso - pela criação, pois Ele prescreveu suas boas e más ações, quanto ao destino e a legislação.

Leva-se em conta a intenção nas ações e seus efeitos.

Detalhar após a visão geral faz parte da retórica.

A intenção pela boa ação, é registada uma recompensa completa.

A graça de Allah - Exaltado e Majestoso - seu carinho e bondade é que quem intencionar uma boa ação e não pôr em prática, então Allah regista uma recompensa e quem intencionar a prática de uma má ação mas abandona, então Allah registra uma recompensa e significado de intencionar é determinação, não apenas conversa no intímo.

التصنيفات

TAUHID ASSMÁ WA SIFAAT (UNICIDADE NOS NOMES ATRIBUTOS)