Divulgem sobre mim ainda que seja um único versículo, e relatem os contos do povo de Israel, sem problema e, aquele que propositadamente mentir a meu respeito então que reserve o seu lugar no Inferno.

Divulgem sobre mim ainda que seja um único versículo, e relatem os contos do povo de Israel, sem problema e, aquele que propositadamente mentir a meu respeito então que reserve o seu lugar no Inferno.

Segundo Abdullah ibn Amr Ibn Al-Ass -Que Allah esteja satisfeito com eles- relata que o profeta -Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele- disse: <<Divulguem sobre mim ainda que seja um único versículo, e relatem os contos do povo de Israel, sem problema e, aquele que propositadamente mentir a meu respeito então que reserve o seu lugar no Inferno. >>

[Autêntico] [Relatado por Bukhari]

الشرح

Significado do hadith é levar para as pessoas o conhecimento que herdaram de mim a partir do Alcorão e sunnah, mesmo que essa coisa que divulgam seja pouca, como um versículo do Alcorão, com a condição de ser um responsável daquilo que divulga. A ordem para divulgar é obrigatório se for especificado para isso, caso não for especificado, como por exemplo a existência de divulgadores que convidam para o caminho de Allah, ensinam as pessoas e esclarece-as assuntos da religião deles, então não é obrigado a fazer chegar a mensagem, apenas lhe é recomendável fazer isso. Não tem problema e não há pecado em falarem acerca dos Israelitas daquilo que ocorreu com eles dentre verdadeiras ocorrências, como a descida do fogo do céu para consumir o qurban e como o conto de suicídio no arrependimento deles na adoração ao bezerro, ou detalhes das histórias mencionadas no Alcorão que contém lições e palestras. Aquele que forjar mentiras sobre mim que leve para si mesmo uma morada no Inferno, e isso; porque mentir acerca do mensageiro de Allah - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - não é como a mentira sobre as pessoas. Mentir acerca do mensageiro de Allah - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - é mentir acerca de Allah - Exaltado e Majestoso -; em seguida é mentir sobre a shariah; porque o que o mensageiro de Allah informa faz parte da shariah de Allah - o Altíssimo -, então a sua punição é mais severa.

فوائد الحديث

Obrigação de divulgar a legislação de Allah, e que a pessoa cumpra o que memorizou e entendeu, mesmo que seja simples.

Obrigação de busca de conhecimento; para que seja possível divulgar a legislação de Allah, é uma obrigação comunitária (fardh kifayah) que quando alguns muçulmanos cumprem, os restantes não são obrigados e se nenhuma pessoa cumprir, o pecado recai para todos.

Permissão de contar o que ocorreu aos Israelitas; para tomar uma lição e sermão com a condição de que o hadith não conste sua falsidade, e investigar o que foi comprovado e mais próximo da lei islâmica.

Proibição de atribuir mentiras ao mensageiro de Allah - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - e que faz parte dos maiores pecados.

Incentivo em ser verdadeiro nas palavras e o cuidado nas conversas para que não caia na mentira, principalmente na legislação de Allah - Exaltado e Majestoso -, isso requer conhecimento correto e preciso.

التصنيفات

A importância da Sunnah e o seu papel, A sentença do chamamento até ALLAH